Tutorial do Organized Play de In Nomine


Segue um tutorial sobre como usar o sistema de Organized Play (OP) de In Nomine. Para ver o post de divulgação, acesse esse link.

O sistema que desenvolvemos é bastante simples e tem como objetivo definir regras para um sistema de Organized Play que visa envolver e integrar a comunidade.

Por meio do reporte das sessões das aventuras oficiais e da campanha expandida, os jogadores poderão usar seus personagens em qualquer mesa de jogo em todo o país e poderão se beneficiar de um reconhecimento por fazê-lo, angariando não só pontos de experiência para evoluí-los, mas também certificados exclusivos que serão distribuídos ao longo da campanha. Já imaginou ter sua própria palavra?!

Todo sistema de Organized Play se dará por meio de nossa página oficial www.dimensaonerd.com.br, onde é possível se registrar com seu e-mail ou por meio do Facebook.

O primeiro passo do OP sempre se dará pela compra ou download de um item na loja. No exemplo abaixo, usaremos o Kit de Lançamento de In Nomine, mas downloads gratuitos também serão disponibilizados.


O Kit de Lançamento de In Nomine dará direito ao reporte de 2 (duas) sessões da Aventura Oficial de Lançamento. Simularemos a compra de 2 Kits, portanto, teremos direito ao reporte de 4 (quatro) sessões.


Basta realizar a compra e seguir os passos até a finalização e pagamento do pedido e as sessões serão imediatamente vinculadas à sua conta no OP.

Concluída a compra, vamos ao OP. Na barra superior da página, clique em Minha Conta > Organized Play.


O Comprador verá em “Meus Eventos” as sessões às quais tem direito e, neste painel, pode informar o e-mail do Mestre de cada sessão e as datas agendadas. O Comprador pode adicionar a si mesmo como Mestre de uma ou mais sessões, ou um Mestre diferente para cada sessão. Os Mestres que não forem o próprio Comprador receberão um e-mail informando do agendamento e instruções para registrar-se no site. Como vocês podem ver, neste caso, na compra de 2 Kits de Lançamento o Comprador recebeu direito a 4 sessões da Aventura Oficial.


Tendo recebido o e-mail de agendamento do evento (ou sendo o próprio Comprador) o Mestre poderá entrar em nosso site e terá acesso ao menu “Minhas Sessões como Mestre”. Nela, ele encontrará todas as sessões de jogo às quais ele foi vinculado e a data de cada evento. A partir dessa data informada, ele poderá então, reportar sua sessão:

  • Em “Editar”, ao lado do nome da aventura, ele poderá reportar quaisquer informações que desejar sobre a aventura, bem como responder às perguntas oficiais que aparecerão no final da aventura e nos ajudarão a conduzir os rumos da Campanha.


  • Em “Editar”, ao final das 6 linhas abaixo, o Mestre pode registrar os e-mails e personagens dos Jogadores que participaram de sua sessão.
    • E-mail do Jogador: O Jogador receberá um e-mail informando que ele foi registrado como participante de uma sessão de jogo oficial e poderá se registrar no site para ter acesso às informações do personagem.
    • Pontos de dissonância (de X a X): De acordo com as instruções da aventura, personagens podem adquirir dissonância, mas somente dentro dos parâmetros mínimo e máximo informados neste campo.
      • Personagem Pré-existente: Todos os personagens registrados para esse e-mail aparecerão aqui. O mestre deve certificar-se de escolher o personagem correto ou,
      • Novo Personagem: Se ainda não houver um personagem criado, ou se essa for a primeira sessão de um novo personagem, o Mestre deve informar o nome e a classe desse personagem. O campo “Nome do personagem” é livre, mas no momento, somente as classes “Anjo”, “Demônio”, “Soldado” e “Espírito” estão disponíveis.


Informados todos os personagens, o reporte está finalizado!

Por último, chegou a vez do Jogador acessar sua área, “Minhas Sessões como Jogador”, onde ele poderá acompanhar o desenvolvimento de todos os seus personagens! Ao lado de cada sessão ele pode colocar suas observações, revisar os pontos de experiência acumulados, a dissonância sofrida, bem como gerar um PDF da progressão do personagem para levar para a próxima mesa.

Abaixo vemos o exemplo de um Jogador que jogou duas vezes a Aventura de Lançamento e criou um Serafim e um Balserafim como personagens.

*Importante: Se um mesmo personagem for reportado mais de uma vez para a mesma aventura, apenas o primeiro reporte será computado. Não haverá acúmulo de experiência ou dissonância para esse personagem.

Abaixo seguem as imagens dos PDFs de cada um desses personagens. Uma vez que ambos participaram da Aventura Oficial durante os eventos de lançamento, os dois possuem o Certificado Oficial da Campanha – Evento de Lançamento.

Posteriormente divulgaremos como se dará a utilização dos pontos de experiência e como um personagem pode se livrar da dissonância.