A História de Dungeons & Dragons


É bastante perceptível na nossa loja que Dungeons & Dragons é o foco inicial da Dimensão Nerd. Como falamos em outra publicação, a Editora virá com seus próprios lançamentos em 2016, mas o projeto específico da loja é constituir o maior acervo de livros novos e usados possível, começando com tudo que pudermos encontrar de D&D.

Mas a Dimensão Nerd não quer ser apenas mais uma loja. Queremos oferecer-lhes conteúdo sobre os lançamentos que você tanto ama e servir como uma referência para as novidades no mundo do RPG. Para isso, há um longo caminho pela frente, e muito trabalho, então vamos começar devagar… e escolhemos D&D como foco inicial.

E essa será nossa página fixa de D&D. Inicialmente vamos falar um pouco da história de cada Edição, e a partir daí, aprimorando com conteúdo semanal sobre os últimos lançamentos, e também sobre marcas importantes desse RPG tão amado.

Descubra novas dimensões….

Mais de Quarenta Anos de Aventura

Dungeons & Dragons influenciou muitos jogos que o procederam em diferentes mídias e gêneros, mas continuou sendo um produto essencial por si só, surgindo em diversas edições, mídias e idiomas, assim como dividindo-se em literatura, cinema, TV e Internet. Foi fonte de inspiração para artistas de muitos tipos, mas, mais importante, enriqueceu a vida de milhões de pessoas pelo mundo, oferecendo a qualquer um a oportunidade de experimentar papéis fantásticos e situações diferentes às do dia a dia. Segue uma breve cronologia de Dungeons & Dragons, desde seu lançamento, até hoje, passando pelos principais momentos de sua história.

Dungeons & Dragons 5th Logo

Dungeons & Dragons 5a. Edição

  • 2014
    • O segundo episódio de “Advanced Dungeons & Dragons” do programa Community vai ao ar.
    • A Quinta Edição de Dungeons & Dragons é lançada, sob o designer-chefe de Mike Mearls. O jogo inicial é uma versão gratuita das regras básicas de D&D e ajuda a comemorar o 40° aniversário da publicação do jogo.
    • Uma campanha de plataforma cruzada —Tyranny of Dragons— tem início em agosto na Gen Con, com um enredo impactando tanto no jogo de mesa quanto no digital.
  • 2013
    • O conjunto original de caixas, de 1974, de Dungeons & Dragons, com seus suplementos, é reimpresso com nova arte de capa numa edição de luxo para colecionadores.
    • Lords of Waterdeep é lançado numa versão iOS para iPad.
    • Beta de Neverwinter MMO, projetado pela Cryptic Studios, começa em fevereiro. O jogo é oficialmente lançado em junho.
  • 2012
    • A Wizards lança o playtest aberto de “D&D Next,” que acaba por incluir mais de       175.000 playtesters.
    • Dungeon Command jogo de combate de escaramuça da Wizards, fornece miniaturas de guerra táticas em mapas configuráveis.
    • O jogo de tabuleiro Lords of Waterdeep traz uma dimensão competitiva do jogopara o cenário de Forgotten Realms.
  • 2011
    • Uma série de livros de Player’s Option retorna com mais classes, raças, feats e poderes.
    • O primeiro episódio de “Advanced Dungeons & Dragons” do programa Community vai ao ar.
  • 2010
    • A linha de produtos Dungeons & Dragons Essentials oferece uma versão simplificada das regras através de sua introdução Starter Set bem como o Dungeon Master’s Kit, Rules Compendium eMonster Vault.
    • A primeira temporada de jogos organizados, D&D começa em março com Undermountain: Halaster’s Lost Apprentice.
    • O lançamento do jogo de tabuleiro Dungeons & Dragons: Castle Ravenloft inicia uma série de outros jogos cooperativos para Dungeons & Dragons Adventure System.
  • 2009
    • A Quarta Edição expande seus livros básicos com as sequencias: Players Handbook II, Dungeon Master’s Guide II, Monster Manual II e Adventurer’s Vault II.
    • Artigos selecionados da The Dragon são compilados em uma edição anual em capa dura.

Dungeons & Dragons 4th Logo

Dungeons & Dragons 4a. Edição

  • 2008
    • A Wizards publica a base da Quarta Edição de Dungeons & Dragons, sob o designer-chefe de Rob Heinsoo: Player’s Handbook, Dungeon Master’s Guide, Monster Manual e também um novo Adventurer’s Vault contendo equipamentos e tesouros
    • O lançamento do Game System License (GSL) permite que outras editoras publiquem produtos compatíveis com a Quarta Edição.
    • As regras Dungeons & Dragons Miniature Game são alteradas para permitir seu uso com a Quarta Edição de D&D.
  • 2007
    • A Quarta Edição de Dungeons & Dragons é anunciada na Gen Con.
    • A Wizards launches D&D Insider, um serviço de assinatura online que fornece ferramentas para personagens e de gestão de aventuras.
    • As resvistas The Dragon e Dungeon Adventure são lançadas como publicações online para os assinantes do D&D Insider.
    • A tradicional convenção “Winter Fantasy” é renomeada para “D&D Experience” até 2013.
  • 2006
    • O jogo de role-playing-multiplayer online de Dungeons & Dragons Online é lançado pela Turbine Entertainment.
    • A Wizards detém um concurso de fan film de Dungeons & Dragons.
    • A Obsidian Entertainment lança Neverwinter Nights 2, uma sequência do título anteriormente lançado pela BioWare title, que incorpora as regras da edição 3.5 de Dungeons & Dragons.
  • 2005
    • Three-Dragon Ante, um card game não colecionável da Wizards, fornece um sistema para incorporar seu uso no jogo de Dungeons & Dragons.
  • 2004
    • A Wizards lança o cenário de campanha Eberron, que tinha ganho sua competição para a criação de um novo cenário para Dungeons & Dragons em 2002.
    • O 30° aniversário de Dungeons & Dragons é homenageado com um livro retrospectivo sobre a história do jogo, 30 Years of Adventure.
    • Um novo Dungeons & Dragons Basic Game é lançado, projetado por Jonathan Tweet.
    • O primeiro Worldwide Dungeons & Dragons Game Day é realizado em 16 de outubro.
  • 2003
    • Uma revisão da Terceira Edição de D&D, conhecida como v 3.5, surge com novas versões dos livros base.
    • Dungeons & Dragons Miniatures Game estreia como o primeiro de uma série de miniaturas colecionáveis para combate tático baseada em D&D.
    • O clássico super módulo Temple of Elemental Evil no cenário de Greyhawk salta para os jogos de computadores numa versão desenvolvida pela Troika Games.
  • 2002
    • Gen Con é comprada pelo fundador e antigo CEO da Wizards, Peter Adkison, que no ano seguinte moveria a convenção para seu atual local em Indianapolis.
    • BioWare lança um novo Neverwinter Nights para computadores, que inclui um modo multiplayer para Internet. O sistema é baseado na Terceira Edição de D&D e o cenário de campanha é Forgotten Realms.
    • Romances com recordes de vendas continuam a surgir dos cenários de Dragonlance e Forgotten Realms, incluindo neste ano o Dragons of a Vanished Moon: The War of Souls, Vol. III e The Thousand Orcs, ambos com estreia na lista de best-sellers do New York Times.
  • 2001
    • As miniaturas Dungeons & Dragons Chainmail são lançadas em outubro, apresentando jogabilidade próxima aos antigos wargames.
    • A série de jogos para computadores The Pool of Radiance computer game retorna com Ruins of Myth Drannor produzido pela Ubisoft.

Dungeons & Dragons 3rd Logo

Dungeons & Dragons 3a. Edição

  • 2000
    • A Terceira Edição de Dungeons & Dragons é lançada pela Wizards of the Coast, sob o design base da equipe de Jonathan Tweet, Monte Cook, and Skip Williams, com novas revisões do Player’s Handbook, Dungeon Master’s Guide and Monster Manual. A Wizards não se refere mais a esses emblemáticos lançamentos como “Advanced” D&D.
    • Com a publicação inicial do Open Game License (OGL), e o primeiro System Reference Document (SRD), a indústria é transformada por oportunidades para produtos de terceiros com base nas regras da terceira edição de D&D.
    • Um filme baseado em D&D é exibido nos cinemas, estrelando Jeremy Irons e incluindo a aparição, como um usuário de magia, de Dave Arneson, co-criador do jogo.
    • Gary Gygax estreia como convidado no episódio “Anthology of Interest” de Futurama, onde joga D&D com Al Gore, Stephen Hawking e outros.
  • 1999
    • A Wizards celebra o 25° aniversário de Dungeons & Dragons com a Silver Anniversary Tour em lojas por todo o Estados Unidos, assim como o lançamento do Silver Anniversary retrospective boxed set de Dungeons & Dragons.
    • O aclamado Planescape: Torment leva o cenário de Planescape para os jogos de computadores.
  • 1998
    • A Wizards ressucita o cenário Greyhawk para o Return of the Eight.
    • Baldur’s Gate, o primeiro jogo para computador de Forgotten Realms desenvolvido pela BioWare, é lançado. A “Infinity Engine” usado em Baldur’s Gate serviria como base para várias outras adaptações para computador de jogos do Second Edition AD&D.
  • 1997
    • Uma nova era começa com a Wizards of the Coast — que compra a TSR em junho.
  • 1996
    • A TSR vende uma versão digital das regras de Dungeons & Dragons pela primeira vez: the AD&D Core Rules CD-ROM.
    • Wizard Spell Compendiums, uma nova série de livros, é lançada, compilando todas as magias em quatro volumes.
    • Dragonlance: Fifth Age role-playing game é lançado, trazendo o popular cenário para o sistema SAGA, baseado em cartas.
  • 1995
    • A TSR comemora seu 20° aniversário com versões revisadas do Second Edition Player’s Handbook e Dungeon Master Guide. Fãs experientes da Second Edition encontram novas ideias nos livros de regras Player’s Option e Dungeon Master Option.
    • O cenário de campanha Birthright introduz magia do sangue, o poder da terra e o direito divino dos reis.
  • 1994
    • Em resposta ao sucesso dos trading card games, a TSR publica Spellfire: Master the Magic, um trading card game contendo cenários e personagens bem conhecidos de AD&D.
    • O sombrio e rico cenário de campanha Planescape é introduzido.
    • O primeiro produto da TSR, a conter um compact disc de áudio é lançado.
  • 1993
    • Os antigos Monstrous Compendiums são reembalados como o tomo em capa dura Monstrous Manual.
    • É lançado o produto Dragon Strike Entertainment, que inclui um vídeo de 30 minutos dramatizando uma única perspectiva de um role-playing de mesa.
  • 1992
    • Arabian Adventures, o primeiro produto do cenário de campanha de Al Qadim é lançado.
    • O primeiro romance em capa dura da TSR é publicado: The Legacy, de R.A. Salvatore, que estreia no top dez da lista de best-sellers do New York Times.
    • O 25° aniversário da Gen Com, que divide espaço com a Origins, quebra todos os recordes de público anteriores para qualquer convenção de jogos dos EUA.
  • 1991
    • TSR lança o Dungeons & Dragons Rules Cyclopedia criado por Aaron Allston, integrando os sistemas Basic, Expert, Companion e Master Set.
    • O Neverwinter Nights jogo multiplayer online de role-playing estreia nos servidores da AOL, em colaboração com a SSI, Stormfront e TSR.
    • O mundo selvagem de Athas estreia no novo cenário de campanha de Dark Sun.
    • Um jogo introdutório de Dungeons & Dragons, produzido por Troy Denning e Tim Brown, visa atrair iniciantes para o jogo.
  • 1990
    • O cenário de campanha de Ravenloft é lançado, estreando Count Strahd Von Zarovich, um dos mais populares e duradouros vilões de AD&D.
    • A TSR publica o cenário de campanha de Hollow World.
    • Dragonlance chega ao computados no “Gold Box” da SSI chamado Champions of Krynn.
  • 1989
    • O Advanced Dungeons & Dragons Second Edition é lançado sob o designer-chefe de David “Zeb” Cook. Lançamentos para o Second Edition incluem: Dungeon Master Guide; Player’s Handbook; Monstrous Compendiums Volumes 1, 2 e 3; Complete Fighter’s Handbook e Complete Thief’s Handbook.
    • Novas filiais da RPGA Network são abertas na Noruega, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Israel e Austrália.
  • 1988
    • A Strategic Simulations Incorporated (SSI) lança o jogo para computador Pool of Radiance, a primeira licença para computadores do sistema AD&D e o primeiro jogo desta plataforma situado no cenário de campanha de Forgotten Realms. Uma série de jogos “Gold Box” baseados na mesma mecânica do AD&D são lançados a seguir.
  • 1987
    • O imenso cenário de campanha de Forgotten Realms é lançado; ele será cenário de numerosos módulos, romances e jogos de computador.
    • A TSR publica o Manual of the Planes para Advanced Dungeons & Dragons.
    • Uma pequena equipe de designers começam a trabalhar numa segunda edição do jogo AD&D.
  • 1986
    • TSR introduz a revista Dungeon Adventures, uma publicação apenas com aventuras e periodicidade brimestral.
    • Dungeoneer’s Survival Guide and Wilderness Survival Guide são publicados para Advanced Dungeons & Dragons.
    • Mentzer finaliza as expansões Immortals Set como sendo as últimas aventuras no Basic D&D.
  • 1985
    • Os novos títulos em capa dura, Unearthed Arcana e Oriental Adventures são lançados para AD&D.
    • O antigo Deities & Demigods é renomeado para Legends & Lore em sua reedição.
    • TSR publica o Masters Set de Mentzer para aventureiros de nível alto com base no Basic D&D.
    • Gen Con se muda para Milwaukee, onde permanecerá até 2002.
  • 1984
    • O Companion Set continua a revisão de Mentzer do Basic D&D.
    • Em comemoração ao décimo aniversário de Dungeons & Dragons, a TSR publica uma caixa de colecionador que inclui as regras Basic, Expert e Companion Set juntamente com módulos e fichas de personagens.
    • A TSR, Inc. lança o primeiro romance da saga Dragonlance após dois anos de desenvolvimento. Dragonlance torna a TSR editora número um de romances de fantasia e ficção cientifica do país.
  • 1983
    • A TSR Hobbies se reorganiza em TSR, Inc.
    • A TSR lança o Monster Manual II para o Advanced Dungeons & Dragons.
    • Frank Mentzer inicia um processo de três anos revisando e expandindo o Basic D&D com novas versões do Basic e Expert Set.
    • Em 17 de setembro, uma nova subsidiaria, a Dungeons & Dragons Entertainment Company, estreia sua série de desenho animado de Dungeons & Dragons. Esta série gera mais de 100 licenças diferentes e goza de uma recepção positiva.
    • O francês se torna a primeira adaptação para uma língua estrangeira do jogo D&D e muitas outras traduções seguem a esta: dinamarquês, finlandês, alemão, hebraico, italiano, japonês, coreano, norueguês, sueco e muitas outras.
  • 1982
    • A TSR lança seus primeiros produtos para videogames, incluindo uma versão do jogo de tabuleitro Dungeon! para o sistema de computador Apple II.
    • Agora, um ícone cultural, Dungeons & Dragons aparece em vários meios de comunicação e até mesmo inspirando uma cena do filme     E.T.
  • 1981
    • Tom Moldvay revisa o Basic Set e David “Zeb” Cook produz a sequência Expert Set. Isle of Dread, o módulo enviado com o Expert Set introduz o mundo de campanha Mystara.
    • O tomo Fiend Folio para Advanced Dungeons & Dragons destaca criaturas vindas das páginas da revista White Dwarf.
    • A Role Playing Game Association (RPGA) é formada para promover a qualidade do role playing e unir jogadores pelo país, ajudada por seu carro-chefe, a revista Polyhedron.
  • 1980
    • Por volta de 250.000 unidades produzidas de produtos de Dungeons & Dragons são vendidas antes do início do ano. Durante o verão, apenas as vendas de Basic Set atingem 12.000 cópias por mês.
    • Para atender a crescente demanda internacional, a TSR Hobbies UK, Ltd. é formada na Inglaterra.
    • A versão inicial da pasta World of Greyhawk marca o primeiro cenário de campanha produzido pela TSR, providing proporcionando um contexto para a ação em módulos que remontam ao original Great Kingdom of the Castle & Crusade Society.
    • TSR Hobbies revela o Deities & Demigods cyclopedia para Advanced Dungeons & Dragons.
  • 1979
    • TSR Hobbies lança o Dungeon Masters Guide, o terceiro e último livro base para Advanced Dungeons & Dragons.
    • A escassez na cadeia de abastecimento faz com que algumas cópias do Basic Set sejam enviadas com fichas de papelão ao invés de dados.
  • 1978
    • O Players Handbook, o segundo livro de capa dura de Advanced Dungeons & Dragon é lançado.
    • The Dragon se torna uma publicação mensal a partir de abril.
    • TSR Hobbies produz uma série de seis aventuras modulares que são usadas nos torneios de convenções, iniciando na Origins com torneios combatendo gigantes da colina, de gelo e de fogo (G1–G3) e em seguida na Gen Com, explorando o submundo dos kuo-toa e elfos drow (D1-D3).
    • Gen Con deixa Lake Geneva pela University of Wisconsin-Parkside campus, onde permanece pelos próximos sete anos.

AD&D Logo

Advanced Dungeons & Dragons

  • 1977
    • Dungeons & Dragons é dividido nas versões Basic e Advanced. O D&D Basic Set editado por J. Eric Holmes se torna a primeira caixa básica de Dungeons & Dragons com dados inclusos.
    • TSR Hobbies publica o Monster Manual, o primeiro livro da linha de produtos do Advanced Dungeons & Dragons. Seus 350 monstros exercem enorme influência sobre os jogos de fantasia subsequentes, tanto de mesa quanto de computadores.
  • 1976
    • Para a quarta impressão de 5.000 cópias de Dungeons & Dragons, a cor da caixa é alterada para branca, que será usada para futuras impressões do jogo.
    • A primeira revista profissional dedicada à jogos de fantasia e ficção cientifica é publicada: The Dragon, que é lançada em junho como uma publicação bimestral.
    • Os suplementos III and IV — Eldritch Wizardry and Gods, Demi-Gods, and Heroes — são introduzidos.
  • 1975
    • A Tactical Studies Rules é dissolvida e uma nova companhia é formada: a TSR Hobbies, Inc.
    • Uma segunda impressão de 1.000 exemplares de Dungeons & Dragons esgota-se em apenas seis meses, seguida rapidamente de uma nova tiragem de 2.000 exemplares, todos vendidos antes do final do ano.
    • O suplemento Greyhawk de Dungeons & Dragons detalha as classes de Ladino e Paladino; sua continuação, Blackmoor, introduz o Monge e o Assasino.
    • A Origins I hospeda o primeiro grande torneio de Dungeons & Dragons, após ser publicado o módulo de aventura S1: Tomb of Horrors.
    • TSR Hobbies patrocina a Gen Con pela primeira vez.

D&D 1st Logo

Nasce o Dungeons & Dragons

  • 1974
    • O Dungeons & Dragons é publicado pela primeira vez em janeiro, como três livretos condicionados em uma caixa de papelão: Men & Magic, Monsters & Treasure e Underworld & Wilderness Adventures. Em onze meses, toda a tiragem de 1.000 cópias se esgota.
  • 1973
    • Gygax e Arneson trabalham juntos nos primeiros rascunhos de Dungeons & Dragons.
    • Gygax e Kaye criam uma parceria chamada Tactical Studies Rules. Brian Blume se junta ao Tactical Studies Rules para ajudá-los a produzir Dungeons & Dragons game.
  • 1972
    • Arneson publica “Facts about Black Moor” na edição #13 do newsletter da Castle & Crusade Society, chamada Domesday Book, divulgando assim suas histórias para uma audiência maior.
    • Mais tarde, Arneson faz uma demonstração de Blackmoor para Gygax em Lake Geneva; depois, Dave Megarry demonstra seu próprio “Dungeons of Pasha Cada” que seria lançado como Dungeon!
  • 1971
    • Chainmail, estrito por Gygax e Jeff Perren, é publicado por Guidon Games. Ele detalha regras de batalha para miniaturas de fantasia medieval, incluindo magos, heróis e dragões.
    • Arneson usa as regras de Chainmail para seu mundo de campanha medieval Blackmoor, situado no Great Kingdom, que trata de incursões em masmorras repletas de monstros e tesouros.
  • 1970
    • O Lake Geneva Tactical Studies Association, um pequeno clube de jogos de guerra, é fundado. Alguns dos seus primeiros membros incluem Gygax e Don Kaye.
    • Devido ao grande interesse no período medieval, Gygax cria a Castle & Crusade Society, um subgrupo da IFW com foco nos jogos de guerra medievais. A cada membro da sociedade é designada uma propriedade imaginária em um continente chamado Great Kingdom. Arneson logo se junta ao grupo.
  • 1969
    • Gygax se encontra com Dave Arneson na segunda Gen Con e os dois demonstram sua vontade em trabalhar juntos para a criação de um sistema de regras.
  • 1967
    • A International Federation of Wargaming (IFW), fundada por Gary Gygax, entre outros, criou um espaço para fans de jogos de guerra para trocarem ideias e designs de jogos.